Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Rhabdodendron gardneranum (Benth.) Sandwith DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 02-10-2014

Criterio: N/A

Avaliador: Raquel

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Luiz Santos

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s): Elsie Franklin Guimarães


Justificativa

Espécie descrita em 1943, restrita ao estado da Bahia e conhecida apenas pelo material-tipo oriundo do nordeste baiano, município de Formosa do Rio Preto (Prance, 1972; Amorim et al., 2013). É caracterizada como árvore pequena de tronco com casca espessa e corticosa, de até 6 m de altura (Prance, 1972; Rodrigues, 2009). No município de Formosa do Rio Preto destaca-se a atividade agrícola, sendo o 5º município produtor de soja do país, além de apresentar também importância na produção de arroz, milho, feijão e algodão (IBGE, 2013). Essas atividades podem representar ameaças a espécie e implicar em declínio contínuo de EOO, AOO, qualidade do hábitat ou do número de subpopulações. Considerando as ameaças incidentes e a existência de único registro em área não protegida, recomenda-se investimentos em controle das ameaças e em expedições de campo para a busca de novos registros e avaliação do seu atual estado de conservação na natureza. A espécie deve ser considerada prioritária para pesquisa, para o desenvolvimento de estudos populacionais, ecológicos, de sua biologia e distribuição geográfica.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Rhabdodendron gardneranum (Benth.) Sandwith;

Família: Rhabdodendraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Jour. Arnold Arb. 24: 224. 1943.

Distribuição

Restrita ao estado da Bahia, conhecida apenas pela coleção tipo oriunda do nordeste do estado (Prance, 1972; Amorim et al., 2013).

Ecologia

Caracteriza-se por pequenas árvores de tronco com casca espessa e corticosa, de até 6 m de altura (Prance, 1972; Rodrigues, 2009).

Ameaças

2.1.3 Agro-industry farming
Incidência regional
Severidade very high
Detalhes No município de Formosa do Rio Preto destaca-se a atividade agrícola, sendo o 5º município produtor de soja do país, além de apresentar também importância na produção de arroz, milho, feijão e algodão (IBGE, 2013).

Referências

- Amorim, A.M.A.; Prance, G.T.; Medeiros, H. 2013. Rhabdodendraceae n: Forzza, R.C. et al. (Orgs.) Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB4262>. Acesso em 21 agosto 2013.

- IBGE. 2013. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades@. Disponível em: < http://www.cidades.ibge.gov.br/>. Acesso em 19 agosto 2013.

- Prance, G.T. 1972. Rhabdodendraceae In Flora Neotropica. New York Botanical Garden, 11: 11-12.

- Rodrigues, W.A. 2009. Rhabdodendraceae. In: Giulietti, A.M.; Rapini, A.; Andrade, M.J.G.; Queiroz, L.P. & Silva, J.M.C.D.Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservação Internacional; Universidade Estadual de Feira de Santana, 496p.

Como citar

CNCFlora. Rhabdodendron gardneranum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Rhabdodendron gardneranum>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 02/12/2014 - 18:10:24